Orientações de exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga

Orientações de exercícios de Yoga

Um estudo recente indica que aquelas pessoas que fazem Yoga há muito tempo têm a possibilidade de ter um melhor desenvolvimento mental na velhice em comparação às demais. De acordo com o trabalho, a prática dessa atividade a longo prazo seria capaz de mudar a estrutura do cérebro a ponto de preservar contra o declínio cognitivo e a redução de memória em pessoas da terceira idade, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, intituladas como yoginis.

Os cientistas descobriram que as yoginis mais velhas têm maior densidade do córtex pré-frontal esquerdo, nas regiões do cerébro vinculadas a atividades do cérebro como concentração e memória.

Orientações de exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a funcionalidade do cérebro modificam à medida que ficamos mais velhos, o que muitas vezes leva ao declínio cognitivo, incluindo memória e concentração prejudicadas. Uma destas alterações no cérebro é amplamente atribuída ao córtex do cérebro, que torna-se afinado, o que os especialistas evidenciaram que está correlacionado com o declínio intelectivo. Investigadores envolvidos na pesquisa elucidaram que, tal como nossa musculatura, o cérebro desenvolve-se mediante o treinamento. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga possui um componente intelectual em que a atenção e a concentração são importantes.

Os estudiosos queriam pesquisar se os praticantes de Yoga a longo prazo possuíam diferenças em termos de estrutura do cérebro comparando-se com idosos com muita saúde que em momento algum exerceram a Ioga. Para a análise, eles reuniram um pequeno grupo de yoginis que havia exercido Yoga ao menos duas vezes por semana durante um mínimo de oito anos, ainda que o grupo tivesse uma média de praticamente 15 anos de prática.

Eles, assim, opuseram as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que jamais fizeram Yoga ou práticas de concentração ou reflexão, mas demonstraram os mesmos níveis de atividade física, concernentes à mesma idade (cerca de sessenta anos).

A equipe investigou os cérebros dos participantes utilizando ressonância magnética para constatar se existia determinada distinção nos cérebros. Os especialistas encontraram maior consistência no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas intelectivas vinculadas a funções cognitivas como atenção e memória.

Enfraquecimento de memória na terceira idade é comum, enquanto a prática física e as práticas contemplativas podem auxiliar a melhorá-la, bem como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres prejudiciais, conseguem colaborar demasiadamente na conservação da cognição.

Aqui encontram-se alguns alimentos que podem fazer maravilhas por sua cognição e por seu desenvolvimento intelectivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, achada nas frutas cítricas, está ligada à agilidade intelectual, ao passo que a Vitamina B ajuda contra o enfraquecimento do cérebro e o comprometimento mental relacionado à idade. Identificada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes são capazes de ajudar a aprimorar consideravelmente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são carregadas de zinco que exercem uma função relevante na restauração de sua memória. As nozes são uma boa fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais para o funcionamento do cérebro e aptidões de memória. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

Orientações de exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão cheios de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são extremamente importantes para o desenvolvimento de partículas do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no melhoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a conservar o cérebro sadio e concentrado. Os abacates ainda estão vinculados com a redução do risco de doença de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma excelente fonte de licopeno que colabora contra a degeneração de células cerebrais e auxilia na preservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e ajudam você a se concentrar melhor. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a operar satisfatoriamente, mantendo-nos atentos.

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