Vamos prevenir a lombalgia?

A dor na lombar é um fato da vida. Praticamente todos os indivíduos vão sofrer desse incômodo, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais causas de dor lombar, seja dor intensa ou dor permanente, é a lombalgia.

O que é lombalgia?

Uma série de músculos e articulações nas costas mantêm os ossos da coluna vertebral no lugar. Você pode fadigar estes músculos esticando muito, a ponto de causar pequenos rasgos no tecido. Os músculos ficam debilitados, consequentemente, eles não conseguem realizar a tarefa de deixar a constituição óssea da coluna vertebral corretamente no lugar. A coluna encontra-se menos estável, causando dor na coluna. E como os nervos da medula espinhal se prolongam por todo o corpo, a dor é capaz de se dar em locais diferentes.

O que suscita a lombalgia?

tensao-lombar

Intenso estímulo corporal.
Queda
Curvar ou acocorar constantemente.
Alçar objetos pesados se você não estiver bem fisicamente.
A lombalgia também pode ser ocasionada por estresse emocional, postura imprópria, obesidade, ou por permanecer assentado na mesma posição por muitos períodos de tempo. Inclusive uma tosse severa é capaz de gerar dor nas costas.
Leve em consideração que a tensão lombar não pode ser responsabilizada em toda a dor lombar. Existem várias outras causas, como hérnia de disco, quebras, nervos estreitos, artrite, contaminações e abscessos.

Sintomas da lombalgia

tensao-lombar Dor e rigidez lombar.
Dores nas nádegas e nas pernas, muitas vezes na parte posterior das coxas.
Dores que pioram ao curvar ou esticar o corpo, tossir ou espirrar.
Visto que alguns sintomas de tensão lombar são similares aos de doenças mais graves, é imprescindível que o acontecimento seja examinado por um especialista.
Para diagnosticar a lombalgia, o seu médico irá te dar um exame completo. Você inclusive é capaz de ter necessidade de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses testes extras podem ser precisos se a sua dor não desaparecer por conta própria ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a tensão lombar?

A lombalgia é capaz de ser uma contusão bem doída e deprimente. Todavia a excelente notícia é que a maior parte desses episódios se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a cura, você tem que:
Colocar gelo nas costas para diminuir a dor e o inchaço, logo que se lesionar. Fazer isto no decurso de vinte a trinta minutos a cada 3-4 horas por dois a três dias. Você também pode botar gelo nas costas após a atividade física.
Aplique calor nas costas – mas só após dois a três dias do uso do gelo. Utilize calor em suas costas só após o inchaço inicial ter desaparecido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, unicamente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja recomendado pelo seu clínico. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a lombalgia e o inchaço. No entanto, esses remédios são capazes de ter efeitos colaterais. Eles necessitam ser utilizados ocasionalmente, a menos que seu médico diga o oposto. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, vez ou outra, são precisos.
Se o seu médico aconselhar, faça fisioterapia para aumentar a força da musculatura das costas. Não fique na cama ou sofá o tempo inteiro. Isto irá agravar a tensão lombar.
Não interessa o que as pessoas lhe digam, o descanso na cama não vai aliviar a dor. Os indivíduos costumavam cogitar que o apropriado tratamento para a lombalgia era deitar de costas até melhorar. Contudo apontamentos mostram que isto não colabora.

Quanto tempo leva para a dor lombar melhorar?

A média de recuperação depende da gravidade da lombalgia. Episódios leves podem ser solucionados em alguns dias, mas pode demorar semanas em episódios mais graves.

Como prevenir a tensão lombar?

Pois que a dor lombar desapareceu, seu médico, possivelmente, irá propor que você inicie uma rotina de exercícios regulares. Isso vai aumentar a força na musculatura das costas e irá deixar estes músculos mais móveis. Isto reduzirá as probabilidades de você ter nova tensão lombar no porvir. O médico poderá indicar atividades de baixo impacto como nadar ou utilizar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível antigo de prática física até:
Você ser capaz de se deslocar tranquilamente – sem rigidez – como antes da lesão
Você não sentir dor na ocasião em que se dobrar, torcer, caminhar, correr e saltar.
Se você começar a exercitar-se antes que sua tensão lombar seja tratada, você pode acabar com dor nas costas crônica e lesão permanente.

 

Aqui estão algumas dicas a fim de auxiliar na prevenção da dor lombar:

Caso você sinta dor nas costas no momento da exercitação física, pare.
Caso você sinta dor nas costas um dia de intensificação do seu treinamento, espere alguns dias para alterar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas frequentemente.
Evite adormecer de bruços. Repouse de costas ou de lado e ponha um travesseiro entre as pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, curve os joelhos, não na cintura.
Perca peso caso você esteja com quilos a mais.
Adote uma esplêndida postura. Sente-se em cadeiras retas, com as costas contra as costas do assento.

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